A Família é essencial para o propósito de Deus. Não é coincidência. Deus organizou-nos em famílias para que pudéssemos crescer com alegria e segurança e para que pudéssemos aprender a amar as outras pessoas de maneira altruísta — a chave para a verdadeira alegria e a construção de um lar feliz.
A família está no centro do plano de Deus para a felicidade e o progresso de Seus filhos. Deus estabeleceu famílias desde o princípio e nos mostra muitos exemplos de famílias fortes. Também nos ensina como ter uma família amorosa e feliz.
Quais são os 4 pilares da família?
Os quatro principais são:
- “Eros” (amor romântico, paixão no relacionamento de um casal)
- “Filia” (amizade e companheirismo entre amigos e irmãos)
- “Storge” (afeição e afeto entre pais e filhos)
- “Ágape” (amor divino e sacrificial de Deus pelos homens)
O amor ágape incondicional, o amor tipo de Deus, é o que mantém uma família forte por gerações, como exemplo de união e perdão. Não há lar estabelecido sem o amor ágape. O amor incondicional exalta as qualidades e faz com que a pessoa perdoe antes que o sol se esconda. Não há casamento duradouro sem o perdão diário. Famílias diferentes que se unem precisam se perdoar constantemente, e adquirir novos hábitos divinos.
O marido foi colocado por Deus como cabeça da casa. Não para liderar sozinho e mandar, mas para servir. O melhor líder é aquele que serve a família. Ao homem cabe amar como Deus amou a igreja. (Efésios 5:25)
A mulher tem sua posição de edificadora. Ela restaura um lar, edifica, respeita, motiva, tapa as brechas que possam existir no marido e nos filhos. Não se vitimiza, mas edifica como a mulher de Provérbios 31:10-30. Ela não se irrita com o marido e filhos, mas educa com silêncio. A autoridade não se encontra em gritos e voz altiva. Mas é na mansidão que se herda a terra de um lar feliz.
Se alguém tiver de ganhar na discussão, deixe que seja o outro. Não é quando se tem razão que ganha o lar, mas sim com equilíbrio e mansidão. Se for inevitável chamar a atenção, faça-o com amor, com compreensão, e voz mansa. Nunca jogue no rosto do outro os erros do passado.
Muitos casais não respeitam a família como uma instituição divina. Por qualquer motivo egoísta terminam com a família. Esquecem que magoam e entristecem outras pessoas, que ficam com marcas por toda a vida, e com dificuldades de se libertar delas.
O que uma família precisa para viver bem?
(Efésios 4:32; Colossenses 3:19-20)
- Diálogo, diálogo e diálogo.
- Ouvir o outro antes de querer dar alguma opinião.
- Ter regras básicas de convivência.
- Passar um tempo de qualidade juntos.
- Demonstrar afeto uns pelos outros.
- Perdoar as falhas dos outros.
Um lar não pode ser comparado com outro. O marido não pode comparar sua esposa com outra. A esposa não deve comparar seu marido com outro. A comparação empobrece e destrói o amor ágape. Suporte o seu cônjuge em amor, suas queixas diárias devem ser perdoadas para o seu bem estar, e tornar o lar agradável. Você será uma pessoa saudável, feliz com o perdão dentro do lar. (Colossenses 3:13)
Sobre os filhos
As famílias são responsáveis por garantir a saúde, segurança, educação e bem-estar geral das crianças e por ensinar-lhes valores e comportamentos sociais apropriados. Não permita que escolas, governos, ou quaisquer pessoas eduquem seus filhos. A educação vem da família dentro de sua casa. (Provérbios 24:3-5)
Os filhos devem ser criados com princípios de temor a Deus, integridade, amor, perdão, respeito, disciplina, motivação e devem sempre falar a verdade e nunca mentir. Os pais com sabedoria e inteligência, criam os filhos para serem grandes homens e mulheres. (Provérbios 22:6)