Você só terá sucesso quando você souber com absoluta clareza o que, de fato, está tentando conquistar. Metas e objetivos dão sentido à nossa existência, ao trabalho com o qual nos envolvemos e estamos realizando. Sem eles, somos como barcos à deriva, sem rumo e sem orientação.
A conquista de nossos objetivos está diretamente ligada às nossas convicções mais básicas. Nunca iremos além da nossa visão. Muitas pessoas passam a vida buscando metas muito maiores do que suas convicções internas, por isso, não consegue atingi-las.
Pessoas que estabelecem metas e objetivos e conquistam o sucesso almejado, geralmente possuem um método específico para chegarem lá. Você tem todos os recursos internos de que necessita para conquistar seus objetivos. Tudo o que você precisa é aprender a usá-los.
CRITÉRIOS PARA UMA FORMULAÇÃO BEM-SUCEDIDA DE METAS E OBJETIVOS
1. Seja claro e positivo (Romanos 8:24-28)
Temos o errôneo costume de enfatizar o que não queremos, em vez do que queremos em nossas orações. Dizemos, por exemplos, com frequência:
“Não quero ficar doente”
“Não quero perder meu emprego”
“Não quero ter problemas em meus relacionamentos”
O cérebro humano parece funcionar melhor com mensagens positivas do que negativas. É necessário reestruturar seus pedidos de forma objetiva. Em Tiago 4:3 diz que não recebemos o que pedimos, porque pedimos errado.
Apesar de nossos mecanismos de realização de metas serem muito sofisticados, a mensagem que enviamos ao cérebro pode ser mal interpretada se for expressada de modo negativo. Dessa forma, a partir de hoje, concentre-se no que você quer, e não naquilo que você não quer. Exemplo:
“Tenho saúde no corpo, na mente e no espírito”
“Tenho prosperidade, pois uma vida abundante é vontade de Deus para mim”
“Minha família é abençoada, no meu lar tem harmonia”
2. Seja específico em seu planejamento (Lucas 14:28-31; Provérbios 21:5)
Seja o mais detalhista e específico possível em seu planejamento de objetivos e metas, pois isso aumenta significativamente a sua chance de realizá-los. Por exemplo, você pode dizer que tem como meta, alcançar toda a sua cidade para Jesus, mas expressá-la dessa maneira, torna-a vaga e inespecífica. Com isso, seu cérebro não a compreenderá. De que forma você pode planejar o alcance dessa meta de maneira mais específica? Através de perguntas, como:
Quais são as cinco ações decisivas que eu vou tomar para que o meu Capítulo tenha mais do que cem sócios?
De quanto tempo vou precisar?
Quais estratégias vou adotar para alcançar as pessoas de destaque da sociedade?
O que você vai fazer para melhorar o relacionamento com seu(s) filho(s)?
O que você vai fazer para melhorar em seu trabalho?
3. Assuma o controle (Filipenses 2:13)
Líderes costumam estabelecer objetivos para os seus liderados, mas, na maioria dos casos, isso costuma não funcionar. O único resultado obtido é o sentimento de cobrança e ansiedade que cresce nos liderados.
Para ser bem-sucedido e tornar-se uma meta realizável, o objetivo deve ser iniciado e controlado pela própria pessoa.
Não existe inação. Não temos essa opção. Você colherá os frutos da sua ação ou da sua inação.
Não existe sucesso sem preparação. Sua primeira ação deve ser preparar-se. No entanto, são as suas metas e a importância e o tamanho que ela têm que determinarão sua vontade de preparar-se e a intensidade de seu preparo.
O oposto de estabelecer metas é pensar e focar no passado e nos problemas. Ter metas é focar no futuro e na solução. Uma visão positiva do futuro te liga, te acende.
4. Estabeleça uma data
Nossa mente funciona melhor quando estabelecemos prioridades. Quando estabelecemos uma data para alcançarmos uma meta, nosso comportamento é alterado, automática e inconscientemente, de modo que começamos a direcionar todas as nossas ações e energias para alcançá-la.
Porém, quando não estabelecemos uma data, ou a estabelecemos da maneira errada, ficamos presos em uma zona de conforto e inação. Por isso, cada uma das metas que você estabelece precisa de uma data para acontecer.